Pesquisa de Clima Organizacional

O que é?

É o nome dado ao conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização, que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

Em um cenário econômico de crescente competitividade, o sucesso das organizações está cada vez mais relacionado com a qualidade do gerenciamento das suas relações com clientes internos e externos.

Através das melhorias nas políticas de gestão de pessoal e outras áreas possibilitadas pela Pesquisa de Clima Organizacional, torna-se viável conciliar os interesses da organização em eficiência, produtividade, lucro, continuidade do negócio, com os propósitos individuais de realização pessoal, possibilidade de desenvolvimento, participação, aceitação e bem-estar pessoal.

Nesse sentido, é imperativa a gestão do clima organizacional. É indispensável conhecer o que os colaboradores pensam sobre a empresa e qual a sua atitude em relação aos diferentes aspectos de uma organização. Só assim é possível melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, a qualidade de vida das pessoas no trabalho e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Objetivos

  • Identificar causas que possam interferir negativamente no comportamento dos empregados, em relação ao seu trabalho ou à organização, permitindo que ações corretivas possam ser adotadas, atuando-se sobre as referidas causas, com base em dados concretos, coletados através da pesquisa de clima organizacional, que é uma importante ferramenta gerencial, para a gestão dos recursos humanos.
  • Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa de clima organizacional, constituída por duas dimensões – Psicossocial e Organizacional – e composta por 49 (quarenta e nove) questões, divididas em 7 (sete) fatores de clima: Clareza Organizacional e Padrão de Desempenho. Estilo de Gerência. Comprometimento Organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho. Condições de Trabalho. Trabalho em Equipe. Reconhecimento.
  • Melhoria contínua da qualidade no ambiente de trabalho, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e lideranças com ganhos para a organização. Oferecer condições de segurança adequadas para o trabalho. Melhorar a comunicação na organização. Proporcionar um bom relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos. Criar um ambiente saudável de trabalho através da manutenção do bom relacionamento interpessoal.

Benefícios

  • Verificar e compreender a aderência entre políticas de pessoal e expectativas dos colaboradores, atuando de maneira eficaz nas oportunidades de melhoria.
  • Melhoria contínua da qualidade no ambiente de trabalho, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e lideranças com ganhos para a organização.
  • Oferecer condições de segurança adequadas para o trabalho.
  • Melhorar a comunicação na organização.
  • Proporcionar um bom relacionamento entre os diferentes níveis hierárquicos.
  • Criar um ambiente saudável de trabalho através da manutenção do bom relacionamento interpessoal.
  • Possibilitar uma adequada gestão do conhecimento. Oferecer condições para o desenvolvimento e a inovação.
  • Melhorar o comprometimento e conhecimento dos colaboradores, em relação aos objetivos da organização.