Avaliação de Desempenho por Competências

O que é?

O processo de avaliação de desempenho pressupõe que o empenho de uma organização depende das competências de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe ou no grupo de trabalho.

Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho de seus profissionais em função das atividades que realizam, dos objetivos estabelecidos, dos resultados alcançados e do potencial de desenvolvimento dos mesmos. O objetivo final da avaliação do desempenho é contribuir com o desenvolvimento das pessoas e com o sucesso da organização.

No modelo por desempenho, partimos do entendimento de que o desempenho deve ser mensurável, ou seja, observável na atuação do dia-a-dia de trabalho. Os componentes de observação mensuráveis por qualquer pessoa são o comportamento e o conhecimento evidenciados.

A avaliação de desempenho deve considerar o desempenho passado, corrigir desvios no presente e definir ações de desenvolvimento para o futuro.

Objetivos

  • Melhorar os resultados das pessoas e da organização.
  • Conhecer o potencial de cada pessoa, em relação a novos desafios.
  • Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento.
  • Proporcionar oportunidades de crescimento profissional e de participação na organização.
  • Identificar problemas e oportunidades de melhoria relacionadas à gestão de pessoas.
  • Estimular e incentivar o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas competências.
  • Proporcionar maior adequação ao trabalho e maior produtividade. Melhorar a comunicação e as relações interpessoais.

Benefícios

A avaliação de desempenho traz benefícios para avaliados, avaliadores, superiores e a organização, como seguem:

Para o avaliado:

  • Compreensão dos requisitos de desempenho e o que leva a melhorá-los.
  • Autoconhecimento.
  • Avaliação da manifestação das competências pelo gestor – feedback.
  • Identificação de necessidades de treinamento e reciclagem.
  • Autodesenvolvimento pessoal e profissional – planejamento de ações de melhoria

Para o avaliador superior:

  • Visão de planejamento de longo prazo das necessidades de sua área, em termos de competências e recursos humanos.
  • Discernimento para tomar decisões relacionadas com promoções, treinamento e desenvolvimento, contratações e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas.
  • Melhoria do nível de comunicação e de relacionamento com a equipe.
  • Melhoria do desempenho da equipe.
  • Orientação mais segura em relação ao desenvolvimento profissional do avaliado.
  • Segurança para propor e executar ações de feedback junto ao avaliado

Para a organização:

  • Visão geral do perfil dos profissionais avaliados e dos aspectos que afetam diretamente a vitalidade da organização.
  • Informações sobre o desempenho humano e sua contribuição para o desempenho empresarial e para o alcance dos objetivos organizacionais.
  • Identificação das necessidades de dirigentes e executivos em termos de treinamento e desenvolvimento.
  • Agilidade nas ações de recrutamento interno, permitindo buscar as pessoas certas e preparadas para uma nova função dentro da empresa e, dessa forma, desenvolver carreiras e talentos.
  • Dinamização das políticas de recursos humanos de forma a oferecer oportunidades de crescimento profissional, estimular a produtividade e melhorar o relacionamento interpessoal.