O que é?
O processo de avaliação de desempenho pressupõe que o empenho de uma organização depende das competências de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe ou no grupo de trabalho.
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho de seus profissionais em função das atividades que realizam, dos objetivos estabelecidos, dos resultados alcançados e do potencial de desenvolvimento dos mesmos. O objetivo final da avaliação do desempenho é contribuir com o desenvolvimento das pessoas e com o sucesso da organização.
No modelo por desempenho, partimos do entendimento de que o desempenho deve ser mensurável, ou seja, observável na atuação do dia-a-dia de trabalho. Os componentes de observação mensuráveis por qualquer pessoa são o comportamento e o conhecimento evidenciados.
A avaliação de desempenho deve considerar o desempenho passado, corrigir desvios no presente e definir ações de desenvolvimento para o futuro.
Benefícios
A avaliação de desempenho traz benefícios para avaliados, avaliadores, superiores e a organização, como seguem:
Para o avaliado:
- Compreensão dos requisitos de desempenho e o que leva a melhorá-los.
- Autoconhecimento.
- Avaliação da manifestação das competências pelo gestor – feedback.
- Identificação de necessidades de treinamento e reciclagem.
- Autodesenvolvimento pessoal e profissional – planejamento de ações de melhoria
Para o avaliador superior:
- Visão de planejamento de longo prazo das necessidades de sua área, em termos de competências e recursos humanos.
- Discernimento para tomar decisões relacionadas com promoções, treinamento e desenvolvimento, contratações e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas.
- Melhoria do nível de comunicação e de relacionamento com a equipe.
- Melhoria do desempenho da equipe.
- Orientação mais segura em relação ao desenvolvimento profissional do avaliado.
- Segurança para propor e executar ações de feedback junto ao avaliado
Para a organização:
- Visão geral do perfil dos profissionais avaliados e dos aspectos que afetam diretamente a vitalidade da organização.
- Informações sobre o desempenho humano e sua contribuição para o desempenho empresarial e para o alcance dos objetivos organizacionais.
- Identificação das necessidades de dirigentes e executivos em termos de treinamento e desenvolvimento.
- Agilidade nas ações de recrutamento interno, permitindo buscar as pessoas certas e preparadas para uma nova função dentro da empresa e, dessa forma, desenvolver carreiras e talentos.
- Dinamização das políticas de recursos humanos de forma a oferecer oportunidades de crescimento profissional, estimular a produtividade e melhorar o relacionamento interpessoal.